09/05/12

XXV Cimeira Luso-Espanhola

Os governos de Portugal e de Espanha vão reunir-se, esta quarta-feira, na XXV Cimeira Luso-Espanhola, no Porto, com a crise económica e financeira, os transportes e a energia na agenda.

De acordo com fonte do Executivo português, deverá ser assinada meia dúzia de acordos bilaterais nesta Cimeira Luso-Espanhola, que se realiza depois de um interregno de três anos no que deveria ser um encontro anual.



Com uma duração prevista de cerca de três horas, a cimeira ibérica do Porto vai juntar os chefes dos governos de Portugal, Pedro Passos Coelho, e de Espanha, Mariano Rajoy, no rescaldo das eleições presidenciais francesas e das legislativas na Grécia, das quais não resultou até agora uma solução governativa.

Para além dos assuntos europeus e da crise económica e financeira que atinge ambos os países, os dois Executivos vão tratar de temas como os transportes, com destaque para a cobrança de portagens nas antigas SCUT e para a ligação ferroviária entre Portugal e Espanha.

A cobrança eletrónica de portagens nas antigas SCUT (autoestradas sem custos para o utilizador) tem recebido críticas por parte de autoridades públicas de Espanha pelas dificuldades de acesso dos cidadãos espanhóis a estas vias rodoviárias portuguesas.

No que respeita aos transportes ferroviários, o Governo PSD/CDS-PP chefiado por Passos Coelho deu como "definitivamente abandonado" o projeto de ligação a Espanha por "alta velocidade" negociado em anteriores cimeiras, estando agora em cima da mesa a aposta numa ligação por "alta prestação em bitola europeia" que permita o transporte de mercadorias para o centro da Europa.

Os mercados ibéricos da eletricidade e do gás, as questões de segurança e defesa, as comunicações móveis e a cooperação bilateral no setor do ambiente deverão também ser debatidos no Porto.

Espanha continua a ser o principal destino das exportações e a maior fonte das importações de Portugal, embora nos últimos anos o peso espanhol no comércio português tenha diminuído ligeiramente.

O programa da cimeira do Porto, que terá início pelas 10.35 horas, inclui um Conselho Luso-Espanhol de Segurança e Defesa (CLESD) e nove reuniões setoriais entre ministros e secretários de Estado dos dois governos, bem como uma reunião a sós entre Passos Coelho e Rajoy, de 20 minutos.

A XXV Cimeira Luso-Espanhola terminará com uma conferência de imprensa conjunta dos dois chefes de Governo, marcada para as 13.30 horas.

A seguir, Passos Coelho e Rajoy vão encerrar um encontro empresarial paralelo a esta cimeira e farão ainda uma visita às caves do vinho do Porto, antes do almoço.

Sem comentários:

Enviar um comentário