Santander Totta concorda com regra espanhola de entrega de casa aos bancos.
09.05.2012 - 16:10 Por Cristina Ferreira, Pedro Crisóstomo
O presidente do Santander Totta, António Vieira Monteiro, diz que o banco concorda com os princípios aplicados em Espanha para a entrega de casa à banca por parte de clientes que não conseguem pagar os empréstimos.
“Aceitamos desde que se comprove que as famílias não possam efectivamente pagar”. Mas, frisou, esta prática não deve ser alargada a quem consegue saldar as dívidas ao banco.
Duas propostas de lei, uma do PS e outra do Bloco de Esquerda, visam permitir a entrega da casa em dação de pagamento da dívida em determinadas situações, ou seja, a entrega do imóvel anulando integralmente o crédito ao banco. Também os partidos da maioria parlamentar estão a trabalhar sobre a matéria. E o PCP também já admitiu apresentar uma proposta.
O Santander Totta, acrescentou Vieira Monteiro, está a colaborar com o Governo para ser criado um fundo de habitação, para as casas entregues à banca poderem ser arrendadas como habitação social.
No primeiro trimestre, o braço português do grupo espanhol Santander teve um lucro de 31 milhões de euros, menos 55% do que no mesmo período do ano passado.
http://economia.publico.pt/Noticia/santander-totta-concorda-com-regra-espanhola-de-entrega-de-casa-aos-bancos-1545354
Sem comentários:
Enviar um comentário