09/05/12

Entrega da Casa aos Bancos


Santander Totta concorda com regra espanhola de entrega de casa aos bancos.
09.05.2012 - 16:10 Por Cristina Ferreira, Pedro Crisóstomo

O presidente do Santander Totta, António Vieira Monteiro, diz que o banco concorda com os princípios aplicados em Espanha para a entrega de casa à banca por parte de clientes que não conseguem pagar os empréstimos.

Vieira Monteiro, que hoje apresentou os resultados trimestrais do braço português do grupo Santander, sublinhou que a instituição sempre aceitou imóveis de quem não tem capacidade de saldar o empréstimo.

<p>Os lucros do banco caíram 55% face ao primeiro trimestre de 2011</p>

“Aceitamos desde que se comprove que as famílias não possam efectivamente pagar”. Mas, frisou, esta prática não deve ser alargada a quem consegue saldar as dívidas ao banco.

Duas propostas de lei, uma do PS e outra do Bloco de Esquerda, visam permitir a entrega da casa em dação de pagamento da dívida em determinadas situações, ou seja, a entrega do imóvel anulando integralmente o crédito ao banco. Também os partidos da maioria parlamentar estão a trabalhar sobre a matéria. E o PCP também já admitiu apresentar uma proposta.

O Santander Totta, acrescentou Vieira Monteiro, está a colaborar com o Governo para ser criado um fundo de habitação, para as casas entregues à banca poderem ser arrendadas como habitação social.

No primeiro trimestre, o braço português do grupo espanhol Santander teve um lucro de 31 milhões de euros, menos 55% do que no mesmo período do ano passado.

http://economia.publico.pt/Noticia/santander-totta-concorda-com-regra-espanhola-de-entrega-de-casa-aos-bancos-1545354

Sem comentários:

Enviar um comentário