28/06/12

O Rosto do Desemprego - 56

http://blogues.publico.pt/odesempregotemrosto/


Nome   Maria Paula Adrião Mon­tez

Idade   47 anos

Naturalidade/Residência   Lis­boa / Algés

For­mação   Curso de Lín­guas e Lit­er­atura Modernas

Última profis­são   colab­o­ração na edi­tora de livros Ática, colab­o­ração com a Câmara de Oeiras na recolha de histórias orais

Há quanto tempo desem­pre­gado   desde 2003

Agre­gado famil­iar   casal com dois fil­hos depen­dentes

O que mudou na sua vida desde que ficou desem­pre­gado   ” considero-me da 1ª leva de precários. sem­pre tra­bal­hei desde os 17 anos em várias coisas: Loja das Meias, Ática, traduções, colab­o­rações várias, etc… em 1993 inter­rompi o curso uni­ver­sitário, fui para os Açores.  voltei, em 2003, fui ao cen­tro de emprego de Cas­cais onde fui acon­sel­hada a acabar a licen­ciatura. quando a ter­minei voltei lá e pas­sei a ter habil­i­tações a mais. nunca se está ade­quado; isto para citar o josé mário branco (fmi) “neste país onde se acha nor­mal haver mãos des­ocu­padas e ter­ras por cul­ti­var”   ”

Per­spec­ti­vas de futuro   “fui e sou mãe a tempo inteiro. sem a ajuda famil­iar nunca teria sido pos­sível. sem­pre tive pequenos tra­bal­hos, precários, mal remu­ner­a­dos e incer­tos. As pes­soas têm de se jun­tar em coop­er­a­ti­vas, tro­cas de serviços e de ali­men­tos, pro­duzirem uma parte do que con­somem, não ficarem tão depen­dentes deste sistema ”

Sem comentários:

Enviar um comentário