02/04/12

Seguro deu golpada no PS

Marcelo Rebelo de Sousa acusou neste domingo à noite António José Seguro de ter dado uma "golpaça" no PS, ao fazer uma revisão estatutária que viola os próprios estatutos.




No seu habitual comentário na TVI, o antigo líder do PSD e comentador político começou por dizer que Seguro, com esta revisão dos estatutos – aprovada com quase 90% dos votos da Comissão Nacional neste sábado –, “fechou os caminhos” a António Costa, numa eventual vontade do autarca lisboeta de avançar para a liderança do Partido.

Segundo Marcelo, a mudança do mandato do secretário-geral do PS de dois para quatro anos, impede Costa de avançar com uma eventual candidatura já em 2013, após a realização das eleições autárquicas. “Agora Costa vai ter de esperar até 2015 [ano em que há eleições legislativas]. (…) Fechou o caminho a Costa”, afirmou, ironizando com o título do livro que António Costa escreveu recentemente, intitulado “Caminho Aberto”.

Publico:  01.04.2012 - 22:19 Por Luciano Alvarez 

É que segundo Marcelo, se as eleições no PS, marcadas para 2013, tiverem lugar antes das autárquicas, Costa poderá não ter margem de manobra para se candidatar, porque há exemplos de que quem ganha as autárquicas perde as legislativas. Assim, Costa só poderá avançar em 2015, ano em que há legislativas porque a liderança do PS, segundo os novos estatutos, passa a coincidir com o ciclo eleitoral das legislativas.

Por outro lado, acrescentou Marcelo, a mudança nos estatutos faz com que, a partir de agora, a escolha de deputados passe a ser feita por listas apresentadas pelas federações do PS, “que Seguro controla”, e quem não concordar com a proposta pode apresentar uma lista alternativa fechada que irá a votos. O que, segundo o comentador, favorece claramente o secretário-geral.

Só que Marcelo Rebelo de Sousa diz ter lido os estatutos do PS e encontrou um artigo que diz que a alteração dos estatutos precisava de ter um mandato do congresso – que não teve. “Seguro violou os estatutos do PS”, garantiu o social-democrata.
“O pior”, salientou Marcelo, “é que as pessoas vão pensar: se ele faz agora isto como líder da oposição, o que fará quando for primeiro-ministro?” Chamou-lhe mesmo “uma golpaça”.

Marcelo diz que António Costa “ficou entalado”, mas ainda segundo o comentador, “quem ganha com isto tudo é Passos Coelho”. É que, acrescentou, Passos terá como adversário Seguro, "em vez de Costa ou outro qualquer” o que “seria pior” para o actual presidente do PSD.

Sem comentários:

Enviar um comentário