30/04/12

Jardim deve demitir-se!!!

O presidente do PS-Madeira, Victor Freitas, disse, este domingo, que o presidente do Governo Regional, o social-democrata Alberto João Jardim, deverá demitir-se se for descoberto mais um cêntimo de dívida oculta.

"O Partido Socialista entende que se de hoje em diante surgir mais alguma dívida oculta o presidente do Governo não tem condições para liderar a Região Autónoma da Madeira, o seu presidente, se surgir mais um cêntimo de dívida oculta, só tem um caminho, a sua demissão junto do senhor Presidente da República", afirmou Victor Freitas no Funchal, no encerramento das jornadas do grupo parlamentar do PS na Assembleia Legislativa da Madeira.




Para o líder do PS-M, "a Madeira não tem condições para ter à frente dos seus destinos alguém que esconde as contas, ainda mais numa situação extremamente difícil que a região está a viver", considerando que se se confirmar esta situação o único caminho é a demissão de Alberto João Jardim e eleições antecipadas.

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal abriu, em setembro do ano passado, um inquérito para apurar a alegada dívida oculta da região, tendo na última semana realizado diversas diligências, coadjuvadas pela GNR, na Madeira, incluindo a execução de mandados de busca e apreensão e audições de várias pessoas.



200 mil milhões de euros

Bruxelas prepara 200 mil milhões para estimular crescimento europeu recorrendo à história e indo buscar o Plano Marshall ao baú...


A Comissão Europeia está a preparar um plano de investimentos capaz de mobilizar 200 mil milhões de euros de investimentos públicos e privados para estimular o crescimento europeu, noticia o jornal espanhol "El País", citando fontes europeias.

Bruxelas prepara 200 mil milhões para estimular crescimento europeu

"O projeto visa lançar investimentos no valor de 200 mil milhões de euros em infraestruturas, energias renováveis e tecnologias (com uma participação privada)", escreve o diário.

O projeto, designado Pacto para o Crescimento (ou Agenda para o Crescimento, como lhe chamou a chanceler alemã Angela Merkel) é apresentado pelo "El País" como "uma espécie de Plano Marshall".

24/04/12

Número de casais sem emprego subiu 61,4%

Uma das notícias que apesar de publicada, não muito bem compreendida por muitos, e algo que é de facto alarmante para a emergência social actualmente vivida em Portugal.

O número de desempregados que têm o cônjuge inscrito num centro de emprego aumentou 61,4% em março, para um total de 15098 pessoas, de acordo com os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

O número de casais em que ambos os cônjuges estão registados como desempregados foi, no final de Março de 2012, de 7549, mais 61,4% do que o registado no mesmo mês de 2011, com mais 2873 casais inscritos. Numa comparação com fevereiro, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) registou um aumento de 5%, o que representa mais 357 casais inscritos em março.


Desde Julho de 2011 que se regista um aumento em cadeia do número de desempregados em que ambos os cônjuges estão sem emprego, tendo-se registado em março deste ano o número mais elevado desde que esta informação é recolhida (Outubro de 2010), segundo o IEFP.


Portugueses 273 euros mais pobres a cada mês

As estatísticas valem o que valem e estes dados são bem merecedores de uma análise mais profunda por parte da população portuguesa. Estamos, de facto, mais POBRES. Lamentavelmente os nossos governantes, MENTEM à boca cheia a dizer que não estamos e que tudo vai passar, mas com isto poderei dizer que regredimos mais de 70 anos neste país!!! Basta ler e ver as contas que foram realizadas abaixo. 

A dívida pública portuguesa aumentou 5,809 mil milhões de euros só nos primeiros dois meses deste ano, atingindo 190,1 mil milhões em fevereiro, contra 184,291 mil milhões em Dezembro de 2011 (107,8% do PIB) e os 161,1 mil milhões de 2010 (93,3% do PIB), revelou ontem o Banco de Portugal.



Contas feitas, o Estado está a endividar cada português ao ritmo de 273,06 euros por mês (no total, em Fevereiro, cada português devia 17 871 euros) . Os cálculos efetuados pelo JN/Dinheiro Vivo são simples. Basta dividir o aumento de 5,809 mil milhões de euros pelos 10 6636979 habitantes. O resultado obtido, 546,11 euros, referente a dois meses é depois dividido por dois, apurando-se um acréscimo de 273,06 euros por habitante em cada mês.

Segundo noticia publicada às 00:24 no JN.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=2437980 

23/04/12

Défice do Estado

Défice do Estado praticamente duplicou no primeiro trimestre. Receita fiscal caiu mais do que o esperado e a despesa está a aumentar.


De acordo com a síntese de execução orçamental, hoje divulgada, o saldo global da Administração Central e da Segurança Social atingiu os -414,5 milhões de euros entre Janeiro e Março, o que compara com 558,4 milhões de euros positivos em igual período do ano passado.

Esta tendência reflecte-se, também, no défice do subsector Estado, cujo valor provisório se situou em 1637 milhões de euros no primeiro trimestre, o que compara com os 892 milhões no respectivo período homólogo. A contribuir para esta evolução está uma forte quebra da receita, mas também um aumento da despesa.

20.04.2012 - 20:39 Por Ana Rita Faria, Pedro Crisóstomo

ASAE reclama recrutamento "urgente" de pessoal

A ASAE considera que há “um claro défice” de recursos humanos, sendo “urgente” a realização de novos processos de recrutamento de pessoal, nomeadamente de técnicos superiores que são “indispensáveis” no apoio às fiscalizações.

21-04-2012 09:59 Por Lusa


No balanço social de 2011, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) refere que os actuais 69 técnicos superiores indiciam “a necessidade urgente e imediata de desencadear novos processos de recrutamento com vista a suprir as carências de pessoal” nas actividades de laboratório, apoio jurídico, técnico-pericial e de avaliação de risco.

Segundo a ASAE, a categoria de técnico superior é o grupo de pessoal mais reduzido, pelo que se deve proceder aos processos de recrutamento, “indispensável à prossecução das actividades de apoio à carreira inspectiva, mormente no que respeita aos núcleos de instrução processual”.

17/04/12

Gás natural vai subir 6,9% em Julho

As tarifas de gás natural para os consumidores domésticos deverão aumentar 6,9% a partir de Julho, mas no início de 2013 poderá ocorrer uma nova alteração dos preços.


A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou em comunicado o aumento das tarifas reguladas, que vigora a partir de 1 de Julho e apenas até ao final deste ano, uma vez que em 2013 entra em vigor o novo regime de tarifas transitórias, ligado à liberalização do mercado do gás.

Este aumento vem juntar-se à subida dos preços que se fez sentir desde Outubro passado, devido à passagem da taxa de IVA de 6% para 23%. 


Os valores hoje divulgados aplicam-se aos consumidores que consomem menos de 500 metros cúbicos de gás natural por ano, o que inclui praticamente todos os consumidores domésticos. No total, estes são cerca de 1,1 milhões, de um total de quase 1,3 milhões de clientes.

O principal factor na origem deste aumento, de acordo com a ERSE, é a subida do petróleo bruto nos mercados internacionais, em euros, que durante o último ano foi de 22%, e também o comportamento dos contratos de futuros do gás natural.

Ao contrário do que sucede na electricidade, as tarifas do gás natural variam de acordo com o operador de último recurso, que é diferente em cada região. A maior parte destas 11 empresas pertencem ao grupo Galp, mas, no Porto, a Portgás pertence ao grupo EDP.

16/04/12

As dívidas do crédito habitação

A 14.04.2012 - 18:24 Por Lusa:

O coordenador do Bloco de Esquerda apelou neste sábado a um rápido acordo em sede de especialidade, no Parlamento, em torno do projecto de regularização de dívidas às instituições de crédito no âmbito do crédito à habitação.


Francisco Louçã falava em conferência de imprensa, na qual disse estarem neste momento em situação de dificuldade de cumprimento dos contratos de crédito à habitação junto da bancada cerca de 600 mil famílias portuguesas, “o que constitui uma situação de emergência nacional”. 

O projecto do Bloco de Esquerda, que baixou directamente a especialidade sem votação na generalidade, pretende que haja uma moratória total ou parcial das prestações a reembolsar ao banco por um período até 24 meses. 


Depois deste período, os mutuários deverão retomar os normais pagamentos aos bancos, “sem que isso dê lugar a uma revisão das condições de contrato de crédito por parte das instituições financeiras. 

Outra das principais medidas defendidas pelo Bloco de Esquerda, é aplicar, tal como na Islândia e nos Estados Unidos, um mecanismo em que as famílias no acto de entrega do imóvel ao banco tenham imediatamente extinta a sua dívida contraída.

Privatização Segurança Social

Será que vamos ser os EUA parte 2?
Este sistema de seguros em vez de segurança social, não resultou para a maioria dos americanos!

Será que esta gente vai passear lá para fora e trás os maus exemplos?

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse este sábado que o Governo quer "privatizar parte da Segurança Social" ao admitir um sistema misto público/privado.

"O Governo o que quer é privatizar parte da segurança social, particularmente os descontos mais significativos", disse aos jornalistas Jerónimo de Sousa, à margem de uma manifestação em defesa do Serviço Nacional de Saúde.

O líder dos comunistas reagia às declarações de hoje do ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Sares, que admitiu que o futuro da Segurança Social pode passar por um sistema misto público/privado.
Para Jerónimo de Sousa, o ministro está a avançar "com a ideia do plafonamento dos descontos para a segurança social".

"O Governo está preocupado com os descontos mais altos de muitos trabalhadores que inevitavelmente teriam que ir para o privado", adiantou o secretário-geral do PCP.

Jerónimo de Sousa sublinhou ainda que o Governo "não está a pensar numa velhice ativa", mas sim "em prolongar o tempo para adquirir o direito à reforma, sabendo que muitos portugueses perdendo o emprego e o fundo de desemprego ficam sem alternativa".

Combustíveis descem pela 2ª VEZ!!!

Segundo noticiado em muitos meios de comunicação social deste país, os combustíveis vão baixar de preço hoje, representando apenas a segunda descida este ano. Claro que se estivesse sempre a postar as subidas e descidas de preços, estava sempre a postar subidas, quase. Mas como noticiado, por exemplo, no JN.


O preço dos combustíveis vai cair a partir da meia-noite, interrompendo a escalada das últimas semanas, refletindo a descida da cotação média da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais.


Segundo adiantou à Lusa fonte do setor na sexta-feira, a queda nas cotações permite antecipar uma descida dos preços dos combustíveis, sendo expetável que tanto o gasóleo como a gasolina desçam dois cêntimos durante a semana.

Esta é a segunda descida nas cotações da gasolina, desde o início do ano, e a quarta no caso do gasóleo.

Contactada pela agência Lusa hoje, fonte oficial do grupo de distribuição Intermarché disse que os preços do gasóleo e da gasolina vão baixar nos seus postos de combustível a partir das 00:00, escusando-se a adiantar pormenores.  

09/04/12

Inspectores do Fisco

Os inspectores do fisco estão a recusar serviços externos como inspecções, penhoras ou notificações devido a dificuldades financeiras, o que está a resultar num abrandamento da actividade, denunciou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI).


“Com as dificuldades económicas que atravessamos há colegas que nos têm contactado a dizer que não têm dinheiro para pôr combustível no automóvel [próprio] para irem fazer um serviço externo”, afirmou em entrevista à Lusa o presidente do STI, Paulo Ralha, explicando que estas ajudas de custo não costumam ser adiantadas e demoram mais de um mês a pagar.

As dificuldades económicas actuais, aliadas ao fato de estes funcionários públicos terem sofrido ainda mais medidas de austeridade do que os restantes trabalhadores, já motivaram “cerca de uma dezena” de contactos de trabalhadores que se querem informar junto do sindicato sobre a possibilidade de recusarem serviços externos naquelas condições, até porque em alguns casos o quilómetro é pago a 11 cêntimos.

08.04.2012 - 10:13 Por Lusa em Jornal Publico

Regresso aos mercados em 2013

O ministro-Adjunto dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, garantiu que “Portugal está e vai conseguir cumprir o programa” da troika e que “em Setembro de 2013 voltará aos mercados”, segundo a publicação no Jornal o Publico, 07.04.2012 - 17:07 Por Sofia Rodrigues
http://economia.publico.pt/Noticia/relvas-nega-duvidas-e-assegura-regresso-aos-mercados-em-2013-1541160

                              Passos manifestou dúvidas, Relvas tem certeza  (Enric Vives-Rubio)

Numa declaração aos jornalistas na Presidência do Conselho de Ministros, Relvas disse esta tarde que as palavras de Passos Coelho numa entrevista publicada hoje por um jornal alemão não trazem “nada de novo” e reiterou que a data de regresso aos mercados se mantém “em circunstâncias normais”.

05/04/12

Subsídios de férias e de Natal

Meus senhores políticos, mas afinal é em 2013 ou em 2015 que vamos deixar de ter a retenção do que é nosso por direito? Já que agora ouve-se falar que vamos começar a receber somente 12 meses por ano! E somente recebemos durante 12 meses, pois o restante é um bónus para serem gozadas as férias e para as compras de Natal, no entanto, isso não acontece para quem está desempregado, pois não tem direito a estas regalias.

Mas está claro que é no ano de eleições que vamos retomar o rendimento auferido, para assim podermos escolher os "boys" que nos governam outra vez...


(foto de Nuno Ferreira Santos)

“O senhor deputado Pedro Filipe Soares, quando cita a minha entrevista na RTP, não teve o escrúpulo de citar a frase completa. Durante a vigência do programa de ajustamento, e esse programa de ajustamento termina em 2013, essa minha afirmação não altera o período de vigência do programa que está fixado desde o início do programa, isto é 2014. Trata-se naturalmente de um lapso, o que está aqui em causa é o período de vigência do programa como repetido no articulado, quer no relatório do Orçamento do Estado para 2012”, disse.

03/04/12

33 mil jovens desempregados

Portugal está, gradualmente, a aproximar-se da dura realidade do desemprego em Espanha. Em apenas 12 meses, o país ganhou mais 33 mil jovens sem trabalho. São já 153 mil num universo de 811 mil.


Portugal está a aproximar-se perigosamente de uma situação parecida à que existe no mercado de trabalho espanhol. A grande subida deu-se nos últimos 12 meses, mostra o Eurostat.

02/04/12

Seguro deu Golpada no PS II

O PS acusou esta noite de domingo Marcelo Rebelo de Sousa de faltar três vezes à verdade. O antigo líder do PSD e comentador da TVI disse no seu comentário semanal que a revisão de estatutos do PS violou os próprios estatutos, qualificou a medida como uma "golpaça", porque também afastaria possíveis adversários
- como António Costa - com a adequação dos mandatos internos aos ciclos eleitorais das legislativas.

"O Secretariado Nacional do Partido Socialista lamenta e repudia veementemente o comentário" que Marcelo Rebelo de Sousa fez no Jornal da Noite da TVI sobre o líder do PS. "Durante largos minutos, o Dr. Marcelo Rebelo de Sousa permitiu-se interpretar e fazer juízos de valor e de intenções sobre o carácter e motivações do secretário-geral do PS, denegrindo o seu bom nome e reputação, atentando contra a sua integridade moral e imagem de cidadão e de político, com base em pressupostos e factos falsos", sustenta o mesmo comunicado.



Depois, sobre o conteúdo das críticas, o PS argumenta que "as directas para a escolha de candidatos a deputados, aprovados [no sábado] pela Comissão Nacional do PS, adoptam o princípio da proporcionalidade para a elaboração da lista final e não o princípio maioritário". Por isso, "o Dr. Marcelo Rebelo de Sousa faltou à verdade", acusam os socialistas, aludindo às criticas feitas pelo antigo líder do PSD, segundo quem Seguro promoveu uma "golpaça" com a revisão estatutária que permite as eleições directas de candidatos a deputados e presidentes de câmara. O problema, apontou Marcelo, é que escolha de deputados passe a ser feita por listas apresentadas pelas federações do PS, “que Seguro controla”, e quem não concordar com a proposta pode apresentar uma lista alternativa fechada que irá a votos. O que, segundo o comentador, favorece claramente o secretário-geral.

Publico: 01.04.2012 - 23:44 Por PÚBLICO

Seguro deu golpada no PS

Marcelo Rebelo de Sousa acusou neste domingo à noite António José Seguro de ter dado uma "golpaça" no PS, ao fazer uma revisão estatutária que viola os próprios estatutos.




No seu habitual comentário na TVI, o antigo líder do PSD e comentador político começou por dizer que Seguro, com esta revisão dos estatutos – aprovada com quase 90% dos votos da Comissão Nacional neste sábado –, “fechou os caminhos” a António Costa, numa eventual vontade do autarca lisboeta de avançar para a liderança do Partido.

Segundo Marcelo, a mudança do mandato do secretário-geral do PS de dois para quatro anos, impede Costa de avançar com uma eventual candidatura já em 2013, após a realização das eleições autárquicas. “Agora Costa vai ter de esperar até 2015 [ano em que há eleições legislativas]. (…) Fechou o caminho a Costa”, afirmou, ironizando com o título do livro que António Costa escreveu recentemente, intitulado “Caminho Aberto”.

Publico:  01.04.2012 - 22:19 Por Luciano Alvarez