08/08/12

O Rosto do Desemprego - 77

http://blogues.publico.pt/odesempregotemrosto/


Nome   António Soares
Idade  35 anos

Naturalidade/Residência   Porto / Vila Nova de Gaia

For­mação  Licen­ci­ado em antropolo­gia social e cul­tural (iscte) e mestrado (uni­ver­si­ade de coim­bra com 17 val­ores de média)
Última profis­são   téc­nico supe­rior no sec­tor ter­ciário  a recibo verde
Há quanto tempo desem­pre­gado   desde 31 de junho de 2011
Agre­gado famil­iar   vive em casa dos pais num agre­gado de 4 pes­soas
O que mudou na sua vida desde que ficou desem­pre­gado   “tudo. uma vida com­ple­ta­mente difer­ente de quando se está empre­gado. o facto de não haver din­heiro para abso­lu­ta­mente nada condiciona-te em abso­lu­ta­mente tudo. basi­ca­mente não vives, sobre­vives. estou a falar de peque­nas coisas, tomar um café, dar uma volta com os ami­gos, coisas bási­cas. vais per­dendo a socia­bil­i­dade, vais deixando de ter con­tacto com as pes­soas, vais ficando cada vez mais iso­lado. queres for­mar família não con­segues, queres ter uma relação estável não con­segues, tens de estar bem estru­tu­rado men­tal­mente senão começas a ir-te abaixo”
Per­spec­ti­vas de futuro   “são nulas. estou há mais de um ano a procura de emprego, indifer­en­ci­ado, qual­quer coisa básica. já não tem a ver com as min­has qual­i­fi­cações, não é isso que eu procuro, sequer (…) vou ao cen­tro de desem­prego e preocupam-se em arran­jar emprego a quem está a rece­ber um sub­sí­dio qual­quer, para ver se a pes­soa deixa de rece­ber esse sub­sí­dio (…) empre­sas de tra­balho tem­porário não se con­segue nada tam­bém, não sei se é por causa das qual­i­fi­cações que tenho, e por mais que eu diga que não olhem para isso, não con­sigo nada (…) já estou a fazer cur­ricu­los com o 9ª ano e com o 12ª ano, mas nada, zero”

Sem comentários:

Enviar um comentário